9 de novembro de 2022

Ler no escuro faz mal? Veja 3 cuidados a serem tomados

Problemas de visão são bastante recorrentes para o ser humano, especialmente com o passar da idade e o avançar dos anos, que podem causar algum nível de desgaste nas estruturas oculares. No entanto, alguns hábitos também podem ser nocivos. Pensando nisso, preparamos este post explicando se ler no escuro faz mal e mostrando 3 cuidados a serem tomados.

Embora não seja algo que possam causar danos definitivos, como aumentar um grau de miopia ou gerar um astigmatismo, o fato é que a leitura em ambientes com iluminação inadequada pode deixar a vista mais cansada e gerar uma bela dor de cabeça. Continue sua leitura e veja como evitar que isso aconteça!

1. Equilibre a intensidade da luz

O primeiro dos cuidados a serem tomados consiste em equilibrar a intensidade da luz. Isso não quer dizer que você precisa deixar o ambiente com uma claridade absurda ou incômoda, mas sim que existam condições que não façam com que você precise forçar a visão. Na maioria das vezes, a luminosidade natural é a mais recomendada, oferecida pelos raios solares.

Como sabemos que nem sempre isso é possível e que muita gente realizar suas leituras no período noturno, a grande pedida é apostar no conforto visual, rendendo-se à iluminação artificial de maneira inteligente. Uma opção para isso são os spots e luminárias, tanto de mesa quanto de chão, que direcionam o foco e permitem regulagem da intensidade.

2. Considere as lâmpadas de LED

Não basta acertar na instalação de spots em pontos estratégicos ou luminárias que permitem o direcionamento do foco: é preciso saber escolher as lâmpadas certas. Nos últimos anos, o mercado mudou completamente e os modelos incandescentes simplesmente desapareceram, dando espaço para os mais tecnológicos, como os de LED. 

Além de ecologicamente corretos, são muito mais duráveis e eficientes, fazendo parte dos melhores projetos luminotécnicos da atualidade. Combine isso com um local apropriado para a leitura e estudo, no qual sua postura se mantenha ereta e confortável, que o resultado será o melhor possível e sua visão se manterá saudável por muito mais tempo.

3. Visite regularmente o oftalmologista

Se você ainda tem dúvidas se ler no escuro faz mal e sobre os cuidados a serem tomados. Uma dica muito valiosa é visitar o seu oftalmologista regularmente. Na realidade, isso é extremamente recomendável em qualquer situação, uma vez que tal especialista poderá diagnosticar condições, prescrever óculos de correção e ainda passar orientações.

O médico pode, por exemplo, explicar como a qualidade e quantidade de sono promovem melhores rendimentos visuais, bem como a realização de pequenas pausas durante a leitura evita o ressecamento e ajuda a promover a lubrificação ideal. Certos fatores ambientais, como ar-condicionado sem manutenção adequada e poluição, também precisam ser minimizados.

Infelizmente, muitas pessoas acabam optando por ler no escuro por mais praticidade ou até para economizar com a conta de luz, mas é visível que não é uma boa ideia e pode prejudicar o rendimento, especialmente em longo prazo.

Gostou de aprender se ler no escuro faz mal? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais postagens

Rolar para o topo