15 de dezembro de 2022

Óculos para leitura: o que são e como escolher o modelo?

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre os óculos de leitura. Também chamados de óculos para enxergar de perto, muitos chegam a confundir com os óculos de descanso, mas são tipos distintos.

Enquanto a versão para descanso serve para aliviar a vista cansada de quem não tem problemas de visão, os óculos de leitura são próprios para quem sofre com a presbiopia, doença que também é conhecida como vista cansada.

Parece confuso? Na verdade, a presbiopia ocorre por sintomas da idade, quando a visão já não é mais a mesma. Está diretamente relacionada ao envelhecimento, quando os olhos passam a perder flexibilidade.

Quer saber mais sobre os óculos de leitura? Então, continue a leitura deste artigo!

O que são os óculos de leitura?

Os óculos de leitura servem para aliviar os sintomas da presbiopia e melhoram a qualidade da visão em distâncias de até 33 cm aproximadamente. A distância varia conforme os hábitos de cada pessoa e suas necessidades.

Alguns precisam de óculos de leitura para o celular, em uma média de 20 cm. Já os músicos, por exemplo, podem precisar para uma distância maior, próxima de 45 cm. O grau é ajustado conforme a medida e a aplicação de cada um.

Quando os óculos de grau são indicados?

A presbiopia é uma condição natural que ocorre quando os olhos já não são mais os mesmos e se cansam durante a leitura. Sendo comum no envelhecimento, a tendência é que surja a partir dos 40 anos.

É nesse momento que os óculos de leitura são indicados, principalmente quando a leitura de perto se torna desfocada. Se você precisa esticar os braços para conseguir ajustar o foco da leitura ou ainda costuma ler em ambientes com pouca iluminação, chegou a hora de adotá-los.

E cuidado: eles não são feitos para computador. Aqui, ainda valem os óculos de grau tradicionais! Os óculos de leitura são indicados para a leitura de materiais impressos, que ocorre em distâncias menores.

Se você acredita que precisa utilizá-los, o ideal é consultar um especialista. Até porque somente o oftalmologista pode receitar o grau correto para os seus óculos de leitura.

Quais são os estilos disponíveis?

Os óculos de leitura estão disponíveis em dois modelos: armação inteira e meia-taça. O primeiro modelo é feito conforme a receita, enquanto a meia-taça são óculos menores, apoiados abaixo do nariz.

No formato de meia-lua, o modelo meia-taça é conhecido como os óculos da vovó. São indicados para quem costuma fazer a leitura para baixo, mais comuns para quem nunca utilizou óculos antes.

Por outro lado, as armações inteiras são indicadas para quem precisa se concentrar por muito tempo nas leituras de curta distância. O campo de visão é mais amplo, ajudando a focar em todas as direções.

O que levar em consideração na hora de escolher o modelo?

Quer saber qual é o modelo certo para você? O primeiro passo é fazer uma consulta ao oftalmologista. Ele é o profissional mais indicado para receitar os óculos de leitura.

Outro fator importante é o tipo de rosto. Se for muito pequeno, evite os modelos muito grandes e opte pelo conforto. Além disso, observe a qualidade dos materiais.

Considere ainda tratamentos e tecnologias especiais. O antirreflexo, por exemplo, melhora a qualidade da leitura em ambientes com muita luz.

Por fim, jamais compre seus óculos de leitura em camelôs e bancas. É fundamental contar com fornecedores de qualidade, que transmitam confiança. Afinal, a eficácia só é garantida em lojas oficiais.

Os óculos de leitura são para você? Confirme com seu oftalmologista e conheça os modelos do Mercadão dos Óculos! Nossas lojas trazem diversas opções de armações e lentes para a sua necessidade. Confira a nossa loja on-line!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais postagens

Rolar para o topo