16 de dezembro de 2021

O que causa alergia nos olhos? Veja como prevenir esse problema

Muitas pessoas sofrem com pequenos incômodos ou problemas discretos de saúde no dia a dia, mesmo sem saber ao certo a sua origem ou como fazer o tratamento mais adequado. No entanto, quando o quadro é recorrente, ele pode ser bastante desagradável. Pensando nisso, preparamos esse artigo mostrando o que causa alergia nos olhos.

Dependendo da causa e da intensidade, isso costuma gerar vermelhidão, coceira, lacrimejamento e muito mais, sobretudo quando há a presença de substâncias ou artigos irritantes, que ainda podem resultar em espirros, coriza e dor. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo nosso post!

O que causa alergia nos olhos?

É bem provável que você já tenha passado pela experiência de ficar com o nariz coçando e os olhos lacrimejamento depois de entrar em contato com alguma substância irritante. Afinal, as alergias são causadas pelos chamados alérgenos, substâncias que são inofensivas para a grande maioria das pessoas, mas que podem ser terríveis para quem tem predisposição.

Os mais comuns nas alergias oculares são pólen, ácaros, mofo, poeira, cosméticos e pelos de animais. Alimentos, picadas de insetos e alguns medicamentos também podem trazer reações, embora isso seja mais raro. O mesmo vale para síndromes, como a do olho seco, além de inflamações, como tersol e conjuntivite, além do uso de produtos, como lentes de contato.

Quais os sintomas da alergia nos olhos?

Não tem jeito: o sintoma mais evidente de quem está com alergia nos olhos é a vermelhidão, usualmente seguida de bastante prurido, nome técnico para a coceira. No entanto, o indivíduo alérgico pode ter problemas mais intensos, que se refletem como inchaços palpebrais, lacrimejamento, ardência, sensibilidade à luz e dor.

Dependendo da causa e da intensidade, a sintomatologia não é aliviada com o uso de anti-histamínicos comuns, sendo imprescindível o auxílio de um médico, preferencialmente um oftalmologista. Caso sejam percebidas alterações ou perda de acuidade visual, o cenário se torna uma urgência e a ajuda profissional precisa ser imediata.

Como cuidar da alergia nos olhos?

O primeiro passo para cuidar da alergia nos olhos com sucesso é a prevenção. Você deve, antes de mais nada, identificar qual o alérgeno causou o problema, para se manter afastado dele tanto quanto for possível. Também é recomendado fazer limpezas periódicas com soro fisiológico, usando a solução em quantidade suficiente e piscando algumas vezes.

Se o quadro for recorrente ou houver problemas mais sérios, como citamos no tópico anterior, é recomendada a ida ao oftalmologista para um diagnóstico correto. É a causa que determina o tratamento e o médio poderá prescrever o colírio mais adequado para o seu caso. Quem usa lentes de contato deve caprichar na limpeza ou considerar o uso de óculos de grau.

Como você pôde ver, são muitas coisas que podem causar alergia nos olhos. É muito importante tomar cuidado com uma estrutura tão nobre, além de não deixar de buscar ajuda profissional em casos mais graves ou recorrentes.

Gostou de aprender como prevenir o que causa alergia nos olhos? Então, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens

Estamos em todo Brasil

Encontre uma ótica Mercadão dos Óculos mais próxima de você

Informações

1

MERCADÃO DOS OCULOS SOL E GRAU FRANCHISING LTDA - CNPJ 21.116.022/0001-91 - Todos os direitos reservados.

Rolar para o topo