14 de outubro de 2021

Saúde dos olhos: 3 cuidados para prevenir doenças e melhorar a visão

A saúde dos olhos é um tema muito delicado, sobretudo nos dias de hoje, nos quais boa parte das pessoas utiliza a rotina atribulada e as grandes exigências da vida profissional para não darem a devida atenção para os sinais que nosso organismo pode nos dar. Pensando nisso, separamos 3 cuidados para prevenir doenças e melhorar a visão.

Felizmente, por meio da adoção de algumas mudanças pontuais e hábitos mais saudáveis, é possível cuidar melhor deste sentido tão importante, que auxilia no enfrentamento dos desafios do dia a dia e ajuda em nossa própria compreensão do mundo em que vivemos. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. Tenha uma boa alimentação

Uma boa alimentação é um dos principais cuidados para prevenir as doenças e melhorar a visão. O fato é que muita gente tem um relacionamento errado com a comida, pensando apenas no sabor e não nas questões nutricionais. Se você se identifica com esse panorama, é hora de ressignificar os alimentos e passar a comer melhor.

Entenda que frutas, verduras, legumes ou carnes, por exemplo, são fontes de nutrientes e substâncias que podem ser essenciais para os olhos. A vitamina A, por exemplo, ajuda na formação de rodopsina, um pigmento essencial para ver à noite. Ela está presente na cenoura, couves, espinafre, fígado, ovo e legumes verdes em geral.

2. Fuja de produtos falsificados

Não é novidade para ninguém que existe um grande mercado de mercadorias falsificadas no Brasil. Embora muitas pessoas ainda consumam este tipo de produto, é preciso compreender que eles não passam por fiscalizações quanto ao seu padrão de qualidade, podendo ser feitos de qualquer maneira e sem nenhum rigor.

Os óculos escuros, por exemplo, são facilmente encontrados em barraquinhas de rua e até em algumas lojas, mas eles podem ser extremamente prejudiciais para os olhos. As lentes não contam com proteção contra os raios UV, que poderão danificar a vista e proporcionar sintomas indesejáveis, como dores de cabeça, desconforto e cansaço ocular.

3. Visite o médico regularmente

Por fim, outro dos principais cuidados para prevenir doenças e melhorar a saúde dos olhos é não deixar de visitar o médico regularmente. Um clínico geral, por exemplo, poderá solicitar exames de rotina, entendendo como anda sua glicemia e prevenindo o surgimento de patologias associadas com o açúcar elevado, como a retinopatia diabética.

Já o oftalmologista, que é o especialista na área da visão, poderá fazer uma avaliação mais específica. Na consulta, ele verificará se existe alguma ametropia (miopia, hipermetropia, astigmatismo etc.), bem como checará a pressão ocular e o estado do cristalino, que poderiam predispor a casos de glaucoma ou catarata.

Agora você sabe como cuidar da saúde dos olhos com sucesso! As consequências de não fazer isso podem ser bastante sérias, indo desde desconfortos visuais até a perda da visão. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas!

Gostou de aprender mais sobre a saúde dos olhos? Então, aproveite a visita e confira o nosso outro post com os principais cuidados com seus óculos de grau!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens

Estamos em todo Brasil

Encontre uma ótica Mercadão dos Óculos mais próxima de você

Informações

1

MERCADÃO DOS OCULOS SOL E GRAU FRANCHISING LTDA - CNPJ 21.116.022/0001-91 - Todos os direitos reservados.

Rolar para o topo