14 de outubro de 2021

Vitaminas para os olhos: conheça 4 principais e onde encontrá-las

A visão é um sentido fundamental para o dia a dia das pessoas, mas o fato é que, nem sempre, tomamos todos os cuidados adequados para mantê-la saudável. Felizmente, existem formas simples de fazer isso, como por meio de uma nutrição adequada e, por isso mesmo, preparamos este post mostrando as principais vitaminas para os olhos.

Esses micronutrientes são muito relevantes para questões imunológicas e para o bom funcionamento da fisiologia humana, mas o que muita gente não sabia é que eles também podem ter um papel preponderante para a saúde ocular. Continue lendo e descubra onde encontrá-las!

1. Vitamina A

Não dá para falar em principais vitaminas para os olhos sem citar a vitamina A. Afinal, correlacionar a ingestão deste micronutriente com uma boa saúde ótica é algo que já está arraigado na nossa sociedade e reforçado até mesmo pelos mais antigos.

Por isso, eles recomendavam a ingestão de abóboras, batata-doce, pimentões e vegetais em geral. Isso acontece pelo seu papel preponderante para a composição da rodopsina, uma proteína que permite ver em condições de pouca luz. A sua deficiência pode, inclusive, causar um quadro chamado de xeroftalmia, uma doença ocular progressiva que gera cegueira noturna.

2. Vitamina C

As propriedades benéficas da Vitamina C para o organismo humano são bastante conhecidas e celebradas por médicos e pessoas comuns há muito tempo. Ela tem uma ação antioxidante interessante, que pode proteger o corpo, inclusive os olhos, contra os temidos radicais livres.

Sendo assim, níveis adequados deste micronutriente ajudam na produção de colágeno e estão relacionados com menores chances de desenvolver, por exemplo, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Suas principais fontes são as frutas cítricas, como laranja e acerola.

3. Vitamina E

A vitamina E também é considerada como um poderoso antioxidante, que pode prevenir uma série de condições oculares, visto que diversas delas estão associadas ao estresse oxidativo e ao excesso de radicais livres no organismo.

Sua ingestão adequada pode, por exemplo, prevenir cataratas relacionadas à idade. Para incluir na dieta, você deve apostar em pratos com salmão selvagem, abacate, sementes, folhas verdes e nozes.

4. Complexo B

As vitaminas do complexo B são muito importantes para a saúde e tanto os oftalmologistas como outros especialistas são unânimes em reafirmar a sua relevância para um organismo saudável e livre de doenças. Suas principais fontes são ovos, peixes, leite, leguminosas, abacate, soja, entre outros.

Uma boa combinação de B2, B3, B6, B9 e B12, por exemplo, promove uma diminuição dos níveis de homocisteína, uma proteína no corpo que pode estar associada a inflamações e a riscos aumentados do desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Essas são apenas algumas das principais vitaminas para os olhos. Não se esqueça de ter uma dieta balanceada, garantindo a ingestão adequada destes e de outros nutrientes. Além disso, lembre-se que visitar o seu oftalmologista regularmente também é muito importante!

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