14 de outubro de 2021

Você sabe o que é astigmatismo e miopia? Veja as diferenças!

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão e isso tem impactos bastante significativos. Afinal, sem enxergar de maneira plena, pode ser mais difícil cumprir as tarefas da rotina ou mesmo ter sucesso nos desafios do dia a dia. Por isso, se você ainda não sabe quais são as diferenças entre astigmatismo e miopia, não deixe de conferir esse post.

Embora este seja um quadro bastante comum, muitas vezes, toda essa situação pode ser resolvida de maneira simples e prática, por meio da avaliação de um oftalmologista, que indicará qual é o seu caso, bem como o uso de uma lente de contato ou óculos no grau adequado. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um problema de visão muito comum. Ele ocorre em uma região chamada córnea, deixando-a mais estendida que o normal e em um formato irregular, mais ovalado. Dessa maneira, a imagem não é processada do jeito certo, pois ocorrerá um erro refrativo quando a luz passar pelas estruturas dos olhos.

Isto gera uma distorção, com múltiplos pontos focais, atrapalhando a enxergar tanto os objetos de perto como de longe. Os principais sintomas costumam ser vista embaçada, dificuldades na leitura, dores de cabeça, cansaço ocular e, em alguns casos, hipersensibilidade à luz (fotofobia), sobretudo em ambientes muito claros.

O que é a miopia?

Já a miopia é outro dos problemas mais comuns de visão em todo o planeta e ocorre por conta de um distúrbio de refração, no qual os raios luminosos formam o foco antes do local adequado na retina, gerando dificuldades para enxergar de longe. É uma condição hereditária, que costuma ser descoberta na infância, principalmente em graus elevados.

No entanto, mesmo quando a alteração não é muito severa, ela pode causar sintomas bem incômodos. Entre os mais recorrentes, podemos destacar dificuldades para enxergar objetos distantes, fadiga ocular, visão borrada e dores de cabeça. A pessoa costuma tentar apertar os olhos, para enxergar com mais nitidez.

Como corrigir astigmatismo e miopia?

Como vimos, astigmatismo e miopia podem causar alguns sintomas bem desconfortáveis e gerar problemas para o dia a dia dos seus portadores. Felizmente, as duas condições podem ser abordadas com sucesso, com uma consulta em um oftalmologista e seu correto diagnóstico. Depois, basta usar um par de óculos com o grau adequado.

Outra alternativa, mais indicada para quem tem um estilo de vida mais agitado, pratica atividades físicas ou simplesmente deseja mais conforto visual, está no uso de lentes. Trata-se de uma solução prática e moderna, que pode permitir que você enxergue perfeitamente e tenha total liberdade para enfrentar os desafios da sua rotina.

Gostou de aprender mais sobre astigmatismo e miopia? São condições que podem trazer bastante incômodo, mas que são resolvidas facilmente com o uso de uma boa lente de contato ou óculos de grau.

Gostou de aprender o que é astigmatismo e miopia? Quer aumentar um pouco mais os seus conhecimentos? Então, confira também nosso outro post com sete cuidados infalíveis com seus óculos de grau!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens

Estamos em todo Brasil

Encontre uma ótica Mercadão dos Óculos mais próxima de você

Informações

1

MERCADÃO DOS OCULOS SOL E GRAU FRANCHISING LTDA - CNPJ 21.116.022/0001-91 - Todos os direitos reservados.

Rolar para o topo