Você passa muito tempo em ambiente externo ou até mesmo na frente da tela de um celular, computador ou TV? Então, considere o uso de óculos bloqueadores de luz solar. Ignorar essa questão pode prejudicar a saúde dos seus olhos no futuro, a ponto de desenvolver doenças ou ter a visão reduzida, por exemplo.
Os óculos bloqueadores de luz solar ou azul são feitos especialmente para minimizar a exposição à luz azul natural ou artificial. Se você quer entender melhor a importância dessas lentes, a composição dos óculos e muito mais, continue lendo este conteúdo.
O que é a luz azul e como é a composição dos óculos?
A luz azul está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, tanto nos dispositivos eletrônicos como nos raios solares. Quando comparado a outros tipos de luzes, a azul tem um comprimento de onda mais curto e mais enérgica, o que significa que seus efeitos para os olhos também são consideravelmente grandes.
Esse tipo de luz tem alguns benefícios, como auxiliar a memória e aumentar o humor, mas também gera impactos negativos para a saúde dos olhos. A luz azul aumenta o estado de alerta das pessoas, podendo prejudicar sua produtividade, atingir os olhos diretamente e causar grandes danos a longo prazo.
Para evitar danos à visão, os óculos bloqueadores de luz azul estão se tornando cada vez mais populares ou até mesmo essenciais para garantir qualidade de vida. Na prática, eles têm uma camada que filtra a luz azul, além de conter camadas de antirreflexo, entre outras.
Quais são as vantagens dos óculos bloqueadores de luz solar?
Os benefícios envolvem desde o seu dia a dia até a saúde dos seus olhos a longo prazo. Entenda melhor, a seguir.
1. Melhoram a qualidade do sono
Exposição contínua e inadequada à luz azul prejudica a produção da melatonina, substância produzida pelo cérebro que auxilia no sono. Isso faz com que a qualidade do sono caia e a pessoa acabe tendo problemas como insônia.
Usar óculos com filtro azul no dia a dia minimiza esse problema. Inclusive, é importante utilizá-lo até mesmo à noite. Assim, você garante a produção da melatonina, dorme melhor e regula seu ciclo de sono.
2. Evitam a degeneração macular
Excesso de luz azul também pode gerar inflamações da córnea, afetar o cristalino (ou lente ocular) do olho e até mesmo causar catarata no longo prazo. Lentes com filtro de luz azul minimizam (ou evitam) a degeneração da mácula, a parte central da retina que é responsável pela visão mais nítida e detalhada.
3. Diminuem o cansaço da vista
Pelo fato de deixar a pessoa mais ativa, receber constantemente a luz azul pode causar maior fadiga ocular, dores de cabeça e insônia. Isso ocorre especialmente quando você passa muito tempo na frente de uma tela azul ou em um ambiente externo, por exemplo. Nesse caso, os óculos que bloqueiam a luz azul diminuem bastante esse desconforto.
Os óculos bloqueadores de luz solar ou azul são indicados principalmente para pessoas que passam muito tempo em contato com telas eletrônicas, como computadores, smartphones, televisão etc. Seu uso também é indicado para quem está sofrendo de insônia ou quer garantir a saúde dos olhos a longo prazo.
E você, já conhecia essa solução para óculos? Faça um comentário com sua dúvida ou opinião!