É muito comum ver crianças afastadas de brincadeiras ou dispersas durante as aulas. Muitas vezes, isso não está ligado a condições psicológicas. A miopia infantil é mais comum do que se imagina.
Saiba que quanto mais cedo ela for tratada, melhor será a qualidade de vida durante a juventude. Esse fator é importante para o desenvolvimento do ser humano.
Afinal, o que é essa doença? Como tratá-la? Neste post, você aprenderá a reconhecer e retardar os efeitos dessa condição. Conheça agora algumas práticas simples que não geram grandes gastos para o seu bolso e preservam a saúde na infância e adolescência. Boa leitura!
O que é miopia infantil?
A miopia é um desvio na membrana ocular que causa a distorção e o não reconhecimento de imagens distantes. Assim, os olhos não captam os objetos completamente.
Em algumas crianças, esse problema de saúde costuma aparecer de 0 a 5 anos, de 5 a 10 e, em adolescentes, de 11 a 19 anos.
Segundo a CNN Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alertou que o número de casos da doença em crianças e adolescentes aumentou nos últimos anos. Os efeitos se deram especialmente por conta da pandemia.
Como identificar essa doença?
Os sintomas aumentam se não forem tratados logo cedo, e podem levar a complicações na visão. Se você perceber, com frequência, alguma das situações a seguir, consulte o oftalmologista imediatamente.
Irritação nos olhos
Devido ao esforço para focar os objetos, a retina sofre uma irritação que gera coceira. É comum ver pessoas coçando os olhos numa tentativa inconsciente de corrigir a visão.
Dores de cabeça
Outro sinal de vista cansada. A pessoa sente fortes dores de cabeça constantemente, que se parecem com enxaquecas.
Dificuldade de aprendizado
Na vida escolar, há um grande esforço para focar em lousas e nos sinais que professores dão durante as aulas. Assim, a criança tende a ficar dispersa e a não prestar atenção, para não cansar os nervos ópticos.
Hábito de semicerrar a vista
É comum ver míopes abrindo e fechando as pálpebras para identificar melhor o ambiente. Talvez isso seja outro sinal de que é preciso usar óculos.
Quais são os tratamentos recomendados?
Como mencionamos, a miopia deve ser tratada o mais cedo possível. Antes de tudo, siga as orientações médicas. Veja algumas dicas simples para retardar o agravamento da doença.
Atividades fora de casa
É meio curioso mencionar esse tópico após a pandemia, mas as atividades ao ar livre e a variação do ambiente podem ser exercícios excelentes para os olhos
Alimentação saudável
Da mesma forma que melhoram todo seu corpo e mente, os efeitos de uma alimentação balanceada são sentidos nos nervos oculares. Peça orientação a nutricionistas.
Descanso da tecnologia
Se você passa muitas horas olhando para celulares ou outros dispositivos, tente tirar intervalos regulares — pelo menos de dez a quinze minutos a cada duas horas.
Óculos com receita
Muitas pessoas que têm leves problemas de visão acabam comprando óculos de grau com vendedores duvidosos. Isso é errado! Tenha em mão uma receita médica e compre em óticas regulamentadas.
Com base no que foi apresentado, a miopia infantil pode ser facilmente identificada e tratada logo de início. Consulte profissionais da saúde de sua confiança e pergunte sobre os métodos mais adequados.
É importante evitar óculos de grau falsos, portanto, siga sempre as orientações médicas. Se fizer isso, a criança pode ter uma vida social e acadêmica mais saudável e proveitosa.
Quer receber mais segredos e dicas para cuidar da saúde de seus olhos? Então, assine nossa newsletter ao final da página ter acesso a materiais exclusivos!