Muitas pessoas sofrem com pequenos incômodos ou problemas discretos de saúde no dia a dia, mesmo sem saber ao certo a sua origem ou como fazer o tratamento mais adequado. No entanto, quando o quadro é recorrente, ele pode ser bastante desagradável. Pensando nisso, preparamos esse artigo mostrando o que causa alergia nos olhos.
Dependendo da causa e da intensidade, isso costuma gerar vermelhidão, coceira, lacrimejamento e muito mais, sobretudo quando há a presença de substâncias ou artigos irritantes, que ainda podem resultar em espirros, coriza e dor. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo nosso post!
O que causa alergia nos olhos?
É bem provável que você já tenha passado pela experiência de ficar com o nariz coçando e os olhos lacrimejamento depois de entrar em contato com alguma substância irritante. Afinal, as alergias são causadas pelos chamados alérgenos, substâncias que são inofensivas para a grande maioria das pessoas, mas que podem ser terríveis para quem tem predisposição.
Os mais comuns nas alergias oculares são pólen, ácaros, mofo, poeira, cosméticos e pelos de animais. Alimentos, picadas de insetos e alguns medicamentos também podem trazer reações, embora isso seja mais raro. O mesmo vale para síndromes, como a do olho seco, além de inflamações, como tersol e conjuntivite, além do uso de produtos, como lentes de contato.
Quais os sintomas da alergia nos olhos?
Não tem jeito: o sintoma mais evidente de quem está com alergia nos olhos é a vermelhidão, usualmente seguida de bastante prurido, nome técnico para a coceira. No entanto, o indivíduo alérgico pode ter problemas mais intensos, que se refletem como inchaços palpebrais, lacrimejamento, ardência, sensibilidade à luz e dor.
Dependendo da causa e da intensidade, a sintomatologia não é aliviada com o uso de anti-histamínicos comuns, sendo imprescindível o auxílio de um médico, preferencialmente um oftalmologista. Caso sejam percebidas alterações ou perda de acuidade visual, o cenário se torna uma urgência e a ajuda profissional precisa ser imediata.
Como cuidar da alergia nos olhos?
O primeiro passo para cuidar da alergia nos olhos com sucesso é a prevenção. Você deve, antes de mais nada, identificar qual o alérgeno causou o problema, para se manter afastado dele tanto quanto for possível. Também é recomendado fazer limpezas periódicas com soro fisiológico, usando a solução em quantidade suficiente e piscando algumas vezes.
Se o quadro for recorrente ou houver problemas mais sérios, como citamos no tópico anterior, é recomendada a ida ao oftalmologista para um diagnóstico correto. É a causa que determina o tratamento e o médio poderá prescrever o colírio mais adequado para o seu caso. Quem usa lentes de contato deve caprichar na limpeza ou considerar o uso de óculos de grau.
Como você pôde ver, são muitas coisas que podem causar alergia nos olhos. É muito importante tomar cuidado com uma estrutura tão nobre, além de não deixar de buscar ajuda profissional em casos mais graves ou recorrentes.
Gostou de aprender como prevenir o que causa alergia nos olhos? Então, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais!