Muitas pessoas sofrem com problemas de visão e isso tem impactos bastante significativos. Afinal, sem enxergar de maneira plena, pode ser mais difícil cumprir as tarefas da rotina ou mesmo ter sucesso nos desafios do dia a dia. Por isso, se você ainda não sabe quais são as diferenças entre astigmatismo e miopia, não deixe de conferir esse post.
Embora este seja um quadro bastante comum, muitas vezes, toda essa situação pode ser resolvida de maneira simples e prática, por meio da avaliação de um oftalmologista, que indicará qual é o seu caso, bem como o uso de uma lente de contato ou óculos no grau adequado. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.
O que é o astigmatismo?
O astigmatismo é um problema de visão muito comum. Ele ocorre em uma região chamada córnea, deixando-a mais estendida que o normal e em um formato irregular, mais ovalado. Dessa maneira, a imagem não é processada do jeito certo, pois ocorrerá um erro refrativo quando a luz passar pelas estruturas dos olhos.
Isto gera uma distorção, com múltiplos pontos focais, atrapalhando a enxergar tanto os objetos de perto como de longe. Os principais sintomas costumam ser vista embaçada, dificuldades na leitura, dores de cabeça, cansaço ocular e, em alguns casos, hipersensibilidade à luz (fotofobia), sobretudo em ambientes muito claros.
O que é a miopia?
Já a miopia é outro dos problemas mais comuns de visão em todo o planeta e ocorre por conta de um distúrbio de refração, no qual os raios luminosos formam o foco antes do local adequado na retina, gerando dificuldades para enxergar de longe. É uma condição hereditária, que costuma ser descoberta na infância, principalmente em graus elevados.
No entanto, mesmo quando a alteração não é muito severa, ela pode causar sintomas bem incômodos. Entre os mais recorrentes, podemos destacar dificuldades para enxergar objetos distantes, fadiga ocular, visão borrada e dores de cabeça. A pessoa costuma tentar apertar os olhos, para enxergar com mais nitidez.
Como corrigir astigmatismo e miopia?
Como vimos, astigmatismo e miopia podem causar alguns sintomas bem desconfortáveis e gerar problemas para o dia a dia dos seus portadores. Felizmente, as duas condições podem ser abordadas com sucesso, com uma consulta em um oftalmologista e seu correto diagnóstico. Depois, basta usar um par de óculos com o grau adequado.
Outra alternativa, mais indicada para quem tem um estilo de vida mais agitado, pratica atividades físicas ou simplesmente deseja mais conforto visual, está no uso de lentes. Trata-se de uma solução prática e moderna, que pode permitir que você enxergue perfeitamente e tenha total liberdade para enfrentar os desafios da sua rotina.
Gostou de aprender mais sobre astigmatismo e miopia? São condições que podem trazer bastante incômodo, mas que são resolvidas facilmente com o uso de uma boa lente de contato ou óculos de grau.
Gostou de aprender o que é astigmatismo e miopia? Quer aumentar um pouco mais os seus conhecimentos? Então, confira também nosso outro post com sete cuidados infalíveis com seus óculos de grau!