Com certeza você já passou por algum lugar, como vendas ambulantes, banquinhas de praças, que vendia óculos, no mínimo, de procedência duvidosa, certo? Provavelmente eram óculos de grau falso, que costumam confundir muitos usuários na hora da compra. Mas como saber ao certo quando a peça é autêntica ou uma cópia?
Em primeiro lugar, é preciso verificar a marca, se a peça tem selo de garantia e se a qualidade do material é boa. Perguntar ao vendedor se algum profissional indica aqueles óculos, qual a origem e o tipo de grau, ajuda a tirar as últimas dúvidas. Considere também que o preço é um diferencial, porque a aquisição de um modelo original garante a possibilidade de trocas e o acompanhamento de um oftalmologista.
Porém, os maiores riscos de usar óculos de grau falso estão relacionados a sua saúde. Quer saber quais são eles? Hoje separamos alguns que valem a pena ter em mente na hora dessa escolha. Confira!
Risco de infecções
Assim como usar joias que não são verdadeiras pode causar irritação na pele e até alergias severas, os óculos de grau falso fazem o mesmo. Nesse caso, o problema estará ligado à sua visão, podendo piorar sintomas como vista cansada, vermelhidão e dor de cabeça constante.
As infecções também são uma realidade, já que os olhos estarão numa frequente força-tarefa para enxergar. Nesse caso, é questão de tempo para desenvolver terçol, desgaste na córnea, entre outros problemas.
Fadiga visual
Aquele cansaço extremo ao tentar ler, seja de perto ou de longe, não é nada normal. E, com óculos de grau falso, isso piora ainda mais. Sua visão passa a fazer um grande esforço para realizar qualquer atividade e, consequentemente, dores atrás dos olhos, enxaquecas e visão dupla acabam por aumentar consideravelmente.
O ideal é jamais apostar nesse tipo de peça. Afinal, pode prejudicar a sua visão e você ainda estaria adquirindo um produto sem garantia.
Atraso no diagnóstico
Usar óculos de grau falso nada mais é do que atrasar o verdadeiro diagnóstico do seu problema. Ao optar pela aquisição do acessório em vez da ida a um oftalmologista, você só deixa para depois um problema que tende a piorar.
Imagine outra situação. Se estivesse com alguma disfunção na pele ou em algum órgão, como os rins, usaria tratamentos que não são eficazes ou iria atrás da melhor forma para melhorar? Pense assim ao lidar com a sua visão, algo tão importante para ter uma vida saudável e independente.
Exposição aos raios UV
Os óculos de grau falso não vêm com proteção contra os raios UV. Isso já é o suficiente para você não investir nesse tipo de peça. Só para ter uma ideia, algumas das consequências são cansaço da vista, embaçamento, vermelhidão, manchas na retina e até desenvolvimento de catarata!
E então, ficou claro que adquirir óculos de grau falso não vale a pena, né? Agora é hora de marcar a sua ida ao oftalmologista e caprichar na escolha de uma peça que fique incrível, confortável e traga qualidade de vida para a sua rotina
Aqui, no Mercadão dos Óculos, você encontra armações de qualidade, e o melhor, com preços que cabem no seu bolso. Não perca tempo, localize a loja mais próxima! Gostou? Aproveite e nos siga no Instagram! Não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais com outras pessoas que também têm dúvidas quanto aos óculos de grau falso!